“Well-run libraries are filled with people because what a good library offers cannot be easily found elsewhere: an indoor public space in which you do not have to buy anything in order to stay.” Zadie Smith

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

"O FUTURO É MOBILE"


Esta é uma frase que nos últimos tempos ouço constantemente. Por isso quero partilhar convosco parte do meu dia 7 de Dezembro de 2012:
Tinha eu acabado de chegar à Av. da Liberdade, em Lisboa, para acompanhar um festival de música quando o meu novo iPhone 5 recebe uma mensagem. Era a minha prima Diana em Maputo que estava a enviar-me, via a aplicação WhatsApp, fotografias tiradas no momento aos meus primos e tios. Enquanto respondia e trocava mensagens com ela, o meu telefone começa a tocar. Não era uma chamada normal, era uma videocall via Facetime. A minha mãe, que vive na cidade da Maia, estava a ligar-me. Atendi, falei um pouco com ela e enquanto lhe dizia que estava à conversa no chat com a sobrinha em Maputo, lembrei-me: “Mãe, vou tirar um screenshot ao ecrã do meu iPhone e enviar-lhes uma foto da nossa conversa!”. Assim o fiz. Na foto fica registado o momento da minha mãe a enviar-me um beijo e eu a rir-me. Desligo a chamada e é essa a fotografia que envio via WhatsApp. Pouco depois recebo novamente mais fotos de Moçambique. Era a familia toda junta a enviar-nos fotos com beijos de volta.
A noite ainda estava no inicio

Porque este era o primeiro dia do festival Vodafone Mexefest 2012 e um dia especial para uma outra aplicação, esta feita pela Bliss Applications: a app Vodafone Mexefest, para as plataformas iOS e Android.
Uma app que usei para comprar o meu bilhete (digital) e entrar no festival. Uma app onde durante a noite pude acompanhar a minha agenda, cartaz, bandas a actuar no momento e lotações das salas. Onde pude partilhar fotos, comentários e moods com a comunidade Vodafone MexeFest, bem como  partilhar também a minha localização com os meus amigos do Facebook.
Nesta noite usei ainda o Facebook para ver os comentários das partilhas que coloquei via a app Vodafone Mexefest e o Instagram para tirar e ver algumas fotografias do evento.
Uma das novidades do dia passou ainda pela Voxer, uma app que conheci e fiz o download durante essa tarde de 7 Dezembro – a Voxer é um walkie-talkie evoluido para troca de mensagens, fotos e áudio. A parte divertida e inovadora da app está mesmo no áudio - Foi o divertimento da noite, com troca de mensagens de voz entre a equipa Bliss presente no local e amigos.
Isto é mobile, isto é o presente. Agora imaginem o futuro!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails